Bahia, em aldeias e vilas. Com a fiscalização paternal teriam com proveito, pouco a pouco, adquirido para o Estado agricultores e operários. Porém, depois da expulsão dos padres, foram os índios aldeados (índios mansos), empregados principalmente em fazer guerrilhas aos seus irmãos selvagens. Assim é que havia na Vila da Pedra Branca, contra os índios, um quartel que foi atualmente transferido para a Conquista. O estado de barbaria e de decadência moral em que agora se achavam havia de ser fatalmente a consequência daquela ocupação.
Alguns governadores julgaram encontrar nesses infelizes desprezados vocação para a vida náutica e, obrigando-os a serem marinheiros, deles se aproveitaram para o serviço entre Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro.
Também não foi proveitoso este alvitre. Os indígenas aborreceram-se da vida do mar e dela procuraram se furtar por todos os meios.
Tapera
Da Vila da Pedra Branca voltamos, pela estrada real, para a Tapera, onde se pode facilmente alcançar em dois dias de viagem o porto do Paraguaçu para a Bahia — Porto de São Félix. Respiramos mais livremente em região descampada e agradável, cuja vegetação nos saudava em trajes de primavera. A cultura e a população, sempre crescentes, anunciavam a aproximação de uma grande cidade.