Através da Bahia – excertos da obra Reise in Brasilien

Curralinho, Genipapo, Salgado, Caatingas, Torto etc.

Curralinho, Genipapo, Salgado, Caatingas, Torto e outros lugarejos, com capelas, fazendas vistosas com grandes dependências, vendas bem sortidas, extensas plantações de fumo, café, milho e mandioca, eram para nós, viajantes exaustos, espetáculos dos mais agradáveis. O terreno pelo qual viajávamos mostrava sempre a mesma formação de granito, mudando frequentemente para o gneiss, dirigindo-se entre as horas um e dois de N. N. O. a S. S. E. e pendendo em fortes ângulos para L.

Aqui e acolá (como por exemplo: perto de Curralinho e Cruz), aparecem entre o gneiss, alternando com ele, grandes jazidas de xisto horneblêndico nas mesmas proporções, ou (como perto de Mangabeira) de xisto micáceo.



São Félix

A 4 de novembro, chegamos ao fim de tão penosa quão perigosa viagem. Cheios de alegria e gratidão para com a Divina Providência, descemos do elevado planalto do continente, de muitas centenas de pés de altura, por um caminho íngreme, para o Porto de São Félix e achamo-nos à margem do Paraguaçu, Nota do Tradutor rio navegável e de grande movimento comercial no limiar do oceano, distante apenas meio dia de viagem por mar, da meta dos nossos desejos — A Cidade da Bahia.