O Porto de São Félix, na margem sul do Paraguaçu, representa, por assim dizer, uma parte da grande Vila de Cachoeira, situada na margem oposta, e é para essa praça, como também, para a da Bahia, de grande importância como entrepósito comercial.
Cachoeira
Numerosas tropas de muares recebem as mercadorias europeias, vindas por via marítima, para transportá-las ao interior do Império. Aí reina a atividade de um porto terrestre, equanto que, na Vila de Cachoeira, tudo lembra as proximidades do mar e do comércio marítimo. A vista desse lugar, belamente edificado e animado de atividade europeia, foi verdadeiro prazer para nós, que passamos tão grande temporada no sertão. Procuramos conservá-la na memória, por esboço, reproduzido no Atlas, sob a epígrafe "Vila de Cachoeira".
Esta vila estende-se pela margem do rio, ao sopé de verdes colinas, cobertas com plantações de cana de açúcar e tabaco.
É, sem dúvida, a mais rica, populosa e uma das mais agradáveis vilas de todo o Brasil. Numerosas vendas e armazéns, cheios de vários artigos europeus, revelam o alto grau de movimentação do seu comércio.
A vila conta cerca de mil casas e mais de dez mil habitantes, entre os quais se acham, relativamente, muitos portugueses. A maior fonte de renda é a cultura do fumo, que prospera bem no distrito e também na redondeza de dez léguas. O fumo é exportado para a Europa e, especialmente, para Gibraltar, Lisboa, Porto de Marselha, Hamburgo e Liverpool, em grandes fardos