Evolução econômica do Brasil

ou a causa da tragédia de Mauá?) salienta que "uma grande parte da riqueza de nossa cidade consiste em valiosas ações que constituem o capital de companhias". (135)Nota do Autor

Ele compreendeu como haveria de aproveitar o dinheiro disponível do país. Os depósitos do Banco Mauá no ano de 1857 atingiram a 47.703 contos de réis, quando o total do papel moeda emitido era de 118.498 contos.

O seu "vale" era o mais popular(136);Nota do Autor a sua influência sobre o câmbio, imensa.

O primeiro navio no Amazonas, a primeira estrada de ferro para Petrópolis, bem como a São Paulo Railway, foram produtos da iniciativa desse grande gaúcho. A primeira locomotiva passou a ser chamada de "Baronesa" em homenagem à sua esposa.

Ele introduziu o carro de tração animal em Montevidéu, participou de empreendimentos semelhantes em Bruxelas e Lisboa e teve ligações com iniciativas idênticas em Paris.

Conto resultado de diversas reorganizações, a Casa Mauá possuiu Bancos em Montevidéu, em Buenos Aires, em Manchester, em Londres (Carruthers, de Castro & Cia.) em New York (Carruthers, Dixon & Co.) e em nove cidades do Brasil.

As atividades de Mauá não conheciam limites geográficos. Ele transformou economicamente toda a costa do Atlântico, do Amazonas ao Prata; a sua penetração na região do Prata é um dos mais excitantes capítulos na história das relações exteriores brasileiras. Ele reorganizou (1857) a sua agência em Montevidéu