Evolução econômica do Brasil

no Banco Mauá & Cia., o primeiro Banco que existiu em Montevidéu, mais tarde transformado em um Banco emissor em base ouro. Era um grande estanciero no Uruguai, organizou fábricas, introduziu o gás e o telégrafo. Na Exposição Universal de 1862, em Londres, era um expositor do Brasil, mas exibia igualmente indústrias do Uruguai. Uma estrada de ferro para Mato Grosso se lhe afigurava uma via de penetração econômica para o Paraguai e a Bolívia, como o tinha sido a abertura do Amazonas aos navios a vapor.

Mas o sonho de Mauá era o de se tornar "uma influência brasileira nos mercados europeus".(137)Nota do Autor

Os seus empreendimentos e interesses estavam representados na Europa e nos Estados Unidos da América.

Mauá era membro do Congresso, um diplomata; em 1850 organizou, para o Visconde de Uruguai, a política da intervenção no Uruguai; intercedeu de novo em 1864; foi o financiador da guerra do Paraguai (1865-1870).

A opinião geral nos Estados vizinhos era a de que o "Banco Mauá era a mais poderosa Agência diplomática do Império", como o Presidente do Banco do Uruguai (ex-presidente da República), dr. Claudio Williman, o declarou. "O perigo brasileiro" era o nome de Mauá no Prata.(138)Nota do Autor