Evolução econômica do Brasil

do Crédit Mobilier(144),Nota do Autor

parece ter contribuído para a queda de Mauá. Ao findar de sua carreira, quando 7 mil contos podiam ter salvo essa instituição nacional, o conflito entre Zacharias e Rio Branco foi uma das causas imediatas da tragédia de Mauá. A oposição liderada por Zacharias costumava chamar Rio Branco (Gabinete de 1870-1875) o "sócio de Mauá", "o hóspede do Barão em Montevidéu". Mas Rio Branco compreendia a importância de Mauá: chamou a sua falência uma "desgraça nacional". O Governo francês dificultou a realização do programa de Pereira, de obtenção de títulos a longo prazo, e o projeto de Mauá, da fusão do London & Brazilian Bank com o Banco Mauá(1864), não foi aprovado pelo Governo brasileiro.

Aqui levanta-se uma pergunta: a decidida semelhança entre o trabalho de Mauá e Pereira é pura coincidência? Ou apresenta esta coincidência cronológica(145)Nota do Autor e substancial raízes comuns, causas comuns, uma explicação comum? Possuía Mauá, um programa, um sistema? Se possuía, seriam eles propositalmente análogos aos de Pereira?

O biógrafo de Mauá, Alberto de Faria, dá-nos uma resposta afirmativa. Sim, Mauá tinha um programa; ele era influenciado pelo prático Saint-Simonismo francês; estava ligado à sua corrente de ideias. Ele ressalta a semelhança das expressões de Mauá com as dos escritos de saint-simonianos, especialmente com as de Michel Chevalier. Entre 1853 e 1865, Mauá visitou a Europa dez vezes e teve a oportunidade de absorver as ideias da escola.