Faria não nos fornece provas desse contato, mas, não obstante, menciona a probalidade de uma ligação pessoal com Lamartine. Seria necessário, sem dúvida, fazer-se uma nova investigação nos arquivos de Mauá, no Rio de Janeiro, e ao mesmo tempo nos de Pereira, em Paris, para ficar-se em condições de apresentar uma resposta satisfatória.
A Exposição aos Credores de Mauá possui algumas ideias em comum com o Saint-Simonismo. Messianismo e industrialismo constituíam partes da filosofia de Mauá. Ele se refere ao "vasto mecanismo de crédito que eu tinha em mente, assentado em um capital realizado de 20 mil contos, se constituiria o Centro de todo o movimento monetário e financeiro de toda a América Meridional, em ligação íntima com os principais centros monetários da Europa".(146)Nota do Autor
Nessas palavras sentimos o eco, a hierarquia de bancos de Saint-Simon, e Faria provavelmente tem razão, quando salienta as misteriosas indicações de Mauá, do seu "novo destino", concluindo que "na orientação filosófica que o dirigiu, a indústria bancária era a grande arma de combate".(147)Nota do Autor
Precisamente como Saint-Simon demonstrava estar pronto para combater pelo que ele julgava ser direito, sob Washington e Lafayette, da mesma maneira Mauá tomou posição contra Rosas e Oribe. Como Pereira, e, mais ainda, como seu pai espiritual, Saint-Simon, Mauá acreditava na onipotência da ciência e fazia-se cercar de colaboradores científicos.
Influenciado direta ou indiretamente, Mauá representou o Saint-Simonismo prático na América do