procura pelo dinheiro mais barato obteve a sua vitória nessa ocasião, quando a taxa cambial da Caixa foi elevada a 16 d., estando o preço do mercado para o papel-moeda inconversível acima de 18 d.
A lei de 31 de Dezembro de 1910 aumentou a emissão direta da Caixa contra mais depósitos em ouro até a quantia de £60 milhões e mudou a base de conversibilidade de 15 d. para 16 d.
A coexistência de duas espécies de papel-moeda em prosperidade cedo tornou-se sujeita à lei de Gresham; o auge foi atingido em 1913, quando a situação econômica e financeira mudou (por ocasião da crise do café e da borracha). A Guerra dos Balcãs paralisou as novas importações de capital estrangeiro e a moratória do funding loan de 1898 terminou. Novos déficits, novos empréstimos, o fracasso da Caixa de Conversão, tal era a situação ao rebentar a Guerra Mundial.
John H. Williams salienta o fato de que "as experiências do Brasil durante a guerra apresentam notáveis paradoxos. Aparentemente, ele foi o mais rudemente atingido e, ao mesmo tempo, talvez o mais beneficiado, sob um ponto de vista material, de todos os países da América Latina. Os efeitos da guerra sobre as finanças brasileiras, sobre a moeda, o curso do câmbio estrangeiro, o comércio exterior, foram muito menos favoráveis do que no caso de outros países importantes".(263).Nota do Autor O efeito não foi somente menos favorável, mas especialmente desfavorável com referência à moeda brasileira.