Evolução econômica do Brasil

O OURO

A riqueza mineral do Brasil tem um passado lendário, um presente pobre e um futuro desconhecido.

Nos primeiros tempos da história do Brasil, os reis portugueses ansiosamente procuraram achar "os tesouros que a terra oculta e guarda". (34)Nota do Autor



Duarte Coelho Pereira, donatário da capitania de Pernambuco, em 1542, escrevia, de Olinda, ao rei D. João III nos seguintes termos:

"Quanto, senhor, às cousas do ouro, nunca deixo de inquirir e procurar sobre o negócio e cada dia se esquentam mais as novas; mas, como sejam daqui longe pelo meu sertão adentro e se há de passar por três gerações de mui perversa e bestial gente, há de se passar essa jornada com muito perigo e trabalho." (35)Nota do Autor

A primeira descoberta foi feita na capitania de São Vicente. No ano de 1560, o ouro foi descoberto no sertão de Cataguá por dois homens enviados especialmente pelo governo português para pesquisar o ouro. O nome dessa mina, minas gerais de Cataguá, é origem do nome da última capitania, que depois passou a província, e hoje é o Estado de Minas Gerais.

A última expedição de Martim de Carvalho achou ouro nos sertões da parte norte de Minas Gerais (que antigamente fazia parte da Bahia).