Eça e o Brasil

foi omitida a filiação materna. E outra circunstância, que não entrara nas recomendações do avô, acabou de igualar as situações. De uma criança fora madrinha Nossa Senhora, à outra serviu de padrinho Nosso Senhor; como se, nos dois casos, a falta de invocação, à beira da pia batismal, dos nomes maternos, tivesse tornado necessária maior proteção divina.

* * *

Do Brasil, nenhuma imagem pode ter guardado o Dr. Teixeira de Queirós, que daqui saiu com dois ou três anos. A sua meninice deve ter sido triste, angustiada mesmo, com o pai envolvido em revoluções, condenado à morte, foragido da justiça, e a própria mãe levada ao cárcere. Formou-se em 1841. Deve ter-se matriculado, portanto, em 1836.

Em Coimbra, demonstrou o que poderia considerar-se, em Eça de Queirós, como o primeiro traço de afinidade com o pai: o pendor literário. Apenas, na semelhança, houve uma diferença. Eça só não fez literatura, praticamente, na Universidade, enquanto o Dr. Teixeira de Queirós quase que só aí a ela se dedicou. Semelhança total foi terem ambos representado em Coimbra no Teatro Acadêmico. Nesse passo, os dois poderiam invocar, como precedente da vocação, na família, um tio e tio-avô, Fernando José de Queirós. Este, irmão do desembargador, não só foi ator profissional e diretor de teatro, como escreveu nada menos de 48 peças. Muito embora tenha sido considerado excelente ator, desancou-o sem piedade o famigerado padre José Agostinho de Macedo, truculento autor de Os burros e miguelista exaltado. Há, porém, quem informe que tanto se exaltava o padre porque sempre vira Fernando de Queirós "muito apegado, atendido e bem servido nos amores do palco". Daí traduzir a crítica "talvez ciúmes acirrados do reverendo em relação a qualquer das atrizes, pois andava sempre ébrio de amores de cômicas".(4) Nota do Autor Mas se a ribalta deu a Fernando José de Queirós aplausos, descomposturas e amores, não lhe deu fortuna. O desembargador Queirós, então no Brasil, chegou a pensar em chamar para junto de si o irmão mais novo,

Eça e o Brasil - Página 56 - Thumb Visualização
Formato
Texto