"casarem, pois só à sombra dos privilégios não há um só que voluntariamente queira aparentar-se com elas, vivendo a pobreza e indigência que o desvia da própria inclinação, e faz a sua figura inteiramente desprezível. Estes dotes podem ser regulados a 150, até 200 mil-réis, e ainda que parte desta importância pode ser retirada do rendimento dos couros da estância da Aldeia..." E, continuando, diz: "As índias, porém, que não estiverem já em estado de tomarem algum ensino, parece igualmente muito conveniente que hajam de ser alugadas para servirem aos moradores do continente de melhor conceito e probidade para as corrigir e ensinar com caridade cristã, satisfazendo-lhes os seus jornais conforme aquele préstimo e serviço em que forem ocupadas"(6). Nota do Autor
Mais adiante, falando sobre a má distribuição das terras como uma das causas da dispersão e, portanto, da marginalização dos grupos indígenas, diz o Vice-rei: "A falta de regularidade que se tem observado na distribuição das terras tem igualmente confundido toda a boa ordem que se deve seguir na mesma distribuição de modo que uns se acham ocupando muitas datas e outros andam dispersos e sem domicílio e quase por necessidade se entregam ao modo de vida que lhes facilita a liberdade daquelas vastas campanhas, imitando aos índios, que, sendo uns indivíduos que necessitam de toda a cultura e do maior cuidado para os reduzir a uma vida laboriosa, andam sem sujeição, sem disciplina e sem religião, de modo que ainda com os que se acham aldeados tem havido tanta indolência no seu ensino que deles se não podem tirar as grandes utilidades que se deviam esperar..."(7) Nota do Autor
Contudo, em contraste com o que acontecia nas planícies platinas, onde os indígenas constituíam pelo número e pela agressividade um sério obstáculo ao conquistador, no Rio Grande as condições eram inteiramente diferentes. Na época do desembarque de Silva Paes, o indígena já era pouco representativo numericamente. Ainda assim, a tumultuosa preia de gado na banda oriental, levada ao extremo pelas proximidades dos focos de contrabando e comércio de couro, exerceu poderosa força de atração nas velhas tribos do Rio Grande, que passaram a engrossar os bandos de nômades e aventureiros(8). Nota do Autor Enquanto o indígena teve papel decisivo na formação étnica e moral do gaúcho platino, no Rio Grande do Sul ele é quase insignificante. Basta dizer que na área missioneira, que concentrava o maior número na época de sua anexação em 1801, a população guarani não ia além de 14 mil indivíduos(9). Nota do Autor
Quanto aos índios desgarrados de suas tribos, já em desagregação, particularmente os minuano e charrua, que vagavam pelas campanhas indivisas, os portugueses tudo faziam para captar-lhes a simpatia e torná-los seus aliados. E assim que aos poucos eles vão sendo absorvidos pela civilização lusa. O processo de integração foi diferente do que aconteceu no