do inconformismo de um pugilo de cristãos, em face do clima de cobiça, luxúria e violência, que imperava nas Minas, visando a uma reforma moral e espiritual.
A Segunda Parte do trabalho propõe-se como o desenvolvimento historiográfico da reação religiosa do Hospício de Nossa Senhora Mãe dos Homens da Serra do Caraça contra o mundo corrompido e louco das Minas setecentistas. Divide-se a Segunda Parte igualmente em cinco capítulos: o VI — A Serra do Caraça — capítulo corográfico sobre a "serra inhabitável" do Irmão Lourenço, "retiro a immitação das Thebaidas", ao qual se dirigiram "varios homens que conhecerão a pouca duração da vida", nova Chartreuse do Novo Mundo, que viu florescer a vida cenobítica, pela primeira vez nas Minas Gerais; o VII — O Irmão Lourenço de Nossa Senhora — estuda a misteriosa vida do fundador e aventa toda uma teoria nova em torno dos fatos obscuros de sua existência, mas evidenciando dados novos, documentados, sobre aspectos até agora imprevistos de sua estranha personalidade; o VIII — O Hospício de Nossa Senhora Mãe dos Homens, resultando, em certo momento, em audaciosa programação missionária, que Lourenço não conseguirá realizar, como queria; o IX — A Irmandade de Nossa Senhora Mãe dos Homens — que planteia a ação religiosa e devocional da instituição do Caraça, através da presença do sodalício marial nos mais distantes recantos da Capitania, com o propósito da recondução espiritual do povo; e, finalmente, o X capítulo — O Fim do Irmão Lourenço e o Ocaso de sua Obra — que estadeia todo o drama do fundador, que, destinando sua obra ao mister da conversão dos pecadores, como pioneira e de vanguarda, vê-se constrangido a transmudá-la num instrumento acólito, apenas precursor, de uma obra maior, que virá em seguida, depois de sua morte.