cultura, que economicamente aí possa substituir a do café, o que se dá em outras partes.(40) Nota do Autor
Os limites desse grupo cafeeiro número dois são bem nítidos, assinalados pelos campos de São Pedro, de Brotas, de Torrinhas, etc., de um lado, tendo de outro, os estéreis areais de Iacanga e de Lençóis.
A densidade demográfica desse grupo vai de 45 a 50 habitantes por quilômetro, podendo-se levantar o seguinte quadro quanto a sua composição étnica:
Paulistas - Estrangeiros
Grupo cafeeiro número dois - 82.9% -17.1%; Média do Interior do Estado - 86.8% - 13.2%; Capital - 73.7% - 26.3%; Média de todo o Estado - 85.2% - 14.8%.
Sob o ponto de vista dermocrômico, a população do segundo grupo de municípios cafeeiros é mais melanizada do que a de Campinas, da Capital ou de Santos. Para 85% de brancos 15% representa a existência de negros e mulatos.
***
O terceiro grupo de municípios distintos do tipo de pequeno latifúndio cafeeiro é o formado por Baurú, Alta Noroeste-Piratininga-Marília.
Esse núcleo de municípios cafeicultores puro sangue, se estende em ponta até o divisor Peixe-Feio. Zona novíssima, de lavoura, ainda em formação, não atingiu ao ponto máximo da sua densidade demográfica.