Governo à vossa sabedoria a conveniente proposta".
Tal não se deu, porque, pretextando desavença com o Imperador acerca da escolha de um senador pela província do Rio Grande do Norte, Zacharias - que estava em luta declarada com o, então, ultrapoderoso Duque de Caxias, generalíssimo das forças em operações no Paraguai — aproveitou a ocasião e demitiu-se.
Recorreu Pedro II ao partido conservador, chamando o Visconde de Itaborahy, que organizou o ministério de 16 de julho, do qual fizeram parte: Silva Paranhos na pasta dos Estrangeiros; Paulino de Sousa, na do Império; Barão de Cotegipe, na da Marinha; José de Alencar, na da Justiça. Propositalmente, apenas citamos os nomes dos ministros, que, no futuro, virão representar papéis de destaque em diferentes fases do movimento emancipador e da campanha abolicionista.
A Câmara dos Deputados, eleita em 1867, apresentava esmagadora maioria do chamado partido progressista, produto da união dos liberais e conservadores moderados, o qual vinha governando desde 1862, isto é, desde o Gabinete de 24 de