A escravidão africana no Brasil; das origens à extinção

maio. Em tal situação não podia o ministério, de feição rigidamente conservadora, contar com o apoio do ramo temporário do Poder Legislativo. Teve de sofrer, no dia imediato à sua constituição, o embate oposicionista, sob a forma de uma moção de desconfiança, aprovada por 85 votos contra dez. Era a provocação formal da dissolução, efetivamente decretada a 18 de julho.

Definiram mais nitidamente os liberais a sua atitude e prepararam a sua organização definitiva, que só foi concluída no ano seguinte, com a fundação do Club da Reforma e a publicação do seu orgão A Reforma. Em maio de 1869 era publicado o programa do partido — fusão dos antigos liberais históricos e dos progressistas — do qual constava a promessa da emancipação, por meio da liberdade dos nascituros e da alforria gradual dos escravos existentes.

Assinavam o programa, em que se tomara tal compromisso, os senadores Nabuco de Araujo, Sousa Franco, Zacharias, Chichorro da Gama, Furtado, Dias de Carvalho, Cunha Paranaguá, Theophilo Ottoni e Francisco Octaviano.