social que requerem a nossa civilização e até os interesses dos proprietários".
Cedo rompeu a oposição, servindo-lhe de pretexto o pedido de licença para se ausentar do Império, durante um ano, o Imperador, que acompanhava à Europa a Imperatriz enferma. Propunha-se ficasse como Regente a Princesa Isabel, que, então, contava 26 anos. A propósito, tomou a palavra José de Alencar. Como sabemos, servira no Gabinete reacionário de 16 de julho e estava queixoso do Imperador, por se julgar desconsiderado num caso de escolha para senador, em que não fora preferido.
Certo, esquecera o que havia escrito, em 1865, na primeira das celebradas Cartas de Erasmo, dizendo a Pedro II:
"Homem, eu vos prezo e admiro. Virtudes cívicas e domésticas adornam a vossa pessoa. Na cúpula social, onde a nação vos colocou, sois para a sociedade brasileira mais do que um rei; sois um exemplo".
No discurso de 9 de maio de 1871, que sucedeu a algumas judiciosas ponderações de Coelho Rodrigues, representante de Piauí, o fulgurante romancista não poupa a pessoa do Imperador,