A educação pública em São Paulo

docente. — Ninguém dá o que não tem... — A opinião de um presidente. — Confronto significativo. — As formigas à volta dos alicerces. - 266

AINDA AS CONCLUSÕES DE NOSSO INQUÉRITO

Aspectos particulares do problema. — O ensino profissional agrícola. — Programa de extensão e sistematização. — A Escola Agrícola Luiz de Queiroz. — A chave da abóbada. — Escolas técnicas secundárias e o princípio de adaptação às culturas regionais. — A escola da pequena lavoura. — Associação dos laboratórios de pesquisas e dos campos de experiências. — A especialização do ensino industrial técnico. — A escola e a indústria mecânica. — O progresso da motocultura e o ensino profissional mecânico. — A psicotécnica e a indústria. — Escolas de artes industriais. — O museu, corolário da escola. — A preparação para as atividades técnicas comerciais. — Escolas domésticas de formação profissional. — A hora que marca o relógio da instrução. - 274

TERCEIRA PARTE

ENSINO SECUNDÁRIO E SUPERIOR

I

Mal de raízes profundas. — O depoimento insuspeito dos governos. — Remontando à análise das causas. — Solução política para questões técnicas. — Renúncia do Congresso e suas funções legislativas. — O processo de elaboração das reformas. — O espírito que preside à sua organização. — Falta de um idealismo largo e construtor. — Legislação sem coerência e sem unidade de plano. — Inspirada no desconhecimento de nossas necessidades. — Regímen de aventuras e experiências. — As reformas Benjamin Constant e Rivadávia Corrêa. — A última reforma federal. — A atitude de São Paulo em face do problema. — O Estado de São Paulo numa situação à parte. - 287

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