A educação pública em São Paulo

II

A questão do ensino secundário. — Função subalterna a que se degradou. — A chave do problema. — A verdadeira finalidade do ensino secundário. — A organização de seu plano de estudos. — O campo que menos produz... — O problema da educação moral. — Onde se deve procurar a sua solução. — A falha grave das universidades. — A formação do professorado secundário e superior. — As universidades: núcleos de ação e orientação, científicos, sociais e políticos. — A tríplice função universitária. — O ensino e a pesquisa científica nas universidades. — Espírito de investigação e universalidade. — Uma questão de rótulo? — A criação de uma universidade em São Paulo. — O nosso questionário. - 296

A RESPOSTA DO SR. RUY DE PAULA SOUZA

O nosso curso secundário, mera formalidade de acesso para cursos superiores. — Estudar para fazer exames... — O ensino secundário e a função que lhe cabe na formação do espírito. — Curso de estudos prolongados e desinteressados. — Um erro grave da última reforma. — Os exames finais em meio do curso. — A atitude do estado em face do ensino secundário. — O alto valor dos estudos literários. — Pelo ensino ginasial baseado nas humanidades clássicas. — A bifurcação com diretrizes fundamentais. — O problema da formação do professorado secundário. — Prematura, a organização do ensino universitário? — Antes de tudo, remodele-se o ensino dos ginásios. — Em favor da criação de um Ministério de Instrução Pública. - 307

A OPINIÃO DO DR. MÁRIO DE SOUZA LIMA

Por que têm falhado as reformas federaes. — O divórcio entre a legislação e o meio. — Falta de continuidade entre as leis que se sucedem. — Montão de leis e projetos contraditórios. — O desinteresse de São Paulo pelo ensino secundário. — Melhoramentos

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