A educação pública em São Paulo

indispensáveis. — Instituição de cursos livres de ensino secundário. — A última reforma federal. — Medidas boas e erros fundamentais. — O problema da formação do professorado. — As humanidades clássicas, base insubstituível do ensino secundário. — Ensino desinteressado, de cultura geral. — A gravidade da questão. — O recurso salvador, na criação de universidades. — Aspiração que urge realizar. — Pela criação do Ministério de Instrução Pública. - 321

O QUE PENSA AMADEU AMARAL

Aparelho de ensino bem integrado no ambiente nacional... — Reflexo de orientações vagas e confusas. — O predomínio de objetivos imediatos. — O desprezo a que se relega a cultura. — O abstencionismo de São Paulo no debate das questões culturais. — O domínio das preocupações utilitaristas. — A tristeza de ver tudo quase por fazer... — Mas, felizes as épocas que têm uma tarefa a realizar. — A última reforma federal. — O seu principal defeito. — A questão do ensino secundário. — Que tem sido secundário nestes cursos? — Unicamente o ensino. — Perca-se, neles, tudo menos o ano!... — Preconceitos que urge combater. — A primazia para as matérias literárias. — Uma universidade em São Paulo? — Um belo sonho; mas... — A necessidade de um controle social do ensino. - 339

O PARECER DO DR. OVÍDIO PIRES DE CAMPOS

Sob um regímen de instabilidade permanente. Diretrizes que variam como a rosa dos ventos. — Reformas, sim; mas largas e profundamente ventiladas. — Para que São Paulo se torne um paradigma da União. — A última reforma federal. — A par de vícios de origem, inovações excelentes. — A grande chaga do ensino secundário. — O ensino secundário, base da cultura de um povo. — Pelo ensino baseado nas humanidades clássicas. — Tal como o possuímos: mera formalidade à conquista de um título. — Prematura, a criação de uma Universidade? — Em favor da ideia de um Ministério de Instrução Pública.

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