A educação pública em São Paulo

— A organização de um grande Conselho Geral de Ensino, em São Paulo. - 371

O DEPOIMENTO DO DR. RAUL BRIQUET

Passando em revista as reformas federais. — Ausência de espírito de finalidade e organização. — A renúncia do Congresso à sua prerrogativa de legislar sobre a matéria. — À margem, a opinião dos competentes. — A última reforma federal. — Sugestões solicitadas, mas desprezadas. — A par de louváveis dispositivos... — A imprevidência na formação do futuro professorado. — Uma disposição absurda. — Outros erros fundamentais. — Por um ensino secundário baseado nas línguas modernas e nas ciências. — Sem desprezo das humanidades clássicas. — O problema da educação sexual nos seus justos termos. — A necessidade urgente de institutos de pesquisas e altos estudos. — Pela criação de uma universidade em São Paulo. — O Ministério da Instrução Pública. - 384

A QUESTÃO APRECIADA PELO DR. THEODORO RAMOS

Reformas feitas sem consulta às Congregações. — A atitude do estado em face da questão. — Contra o princípio da centralização do ensino superior. — A última reforma federal e o ensino politécnico. — Orientação francamente condenável. — O ensino das matemáticas, da mecânica e da física. — O desenvolvimento que deveria ter na Escola Politécnica. — O ensino secundário na sua verdadeira finalidade. — Reduzido ainda à subalterna função de curso de preparatórios. — Por um curso de cultura geral, sem preocupações utilitárias. — Nada de especializações prematuras. — Grave problema inteiramente descurado. — A formação do professorado nas Escolas Superiores. — A necessidade de institutos de cultura livre e de pesquisas científicas. — Pela criação de uma universidade em São Paulo. - 400

A RESPOSTA DO DR. REYNALDO PORCHAT

Onde o Congresso renuncia à sua prerrogativa de legislar. — Fugindo à responsabilidade de elaborar

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