A educação pública em São Paulo

1936 e publicados em A Educação e seus Problemas, nunca me limitei a agitar e examinar essas questões por todas as suas faces, e a propor-lhes soluções adequadas. A consciência profunda da importância desses problemas e da necessidade de atacá-los e resolvê-los, impeliu-me sempre a transferi-las vigorosamente dos planos teóricos à realidade prática, quando chamado a um posto de influência ou de direção.

Entre os artigos que escrevi, para conduzir e orientar os debates, pondo os problemas e traçando-lhes as soluções, e os meus últimos trabalhos sobre educação não há senão as diferenças que separam duas fases, já um pouco distantes, da evolução do mesmo espírito aplicado ao estudo contínuo de um ramo de conhecimentos ou de determinada categoria de fatos. Se tomaram com o tempo forma e expressão mais claras algumas ideias que então, em 1926, apenas se esboçavam pressentidas pela intuição; se as reflexões e a experiência me confirmaram a posição tomada em face de problemas que enfrentava pela primeira vez, ou me levaram, em outras questões, a retificar pontos de vista; nesse inquérito já se encontram, nitidamente definidas, as grandes diretrizes que orientaram daí por diante meu espírito, quer no exame dos problemas e de suas soluções, quer nas reformas escolares de que tive a iniciativa e a responsabilidade, no Rio e em São Paulo. Nenhuma dessas obras rompeu, como cogumelo, sem raízes, aberto no monturo de decadências. Elas desabrocharam, frescas e vivas, de um sistema de ideias que constituíram uma política de educação, coerente e

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