A educação pública em São Paulo

A geração nascida com a República e as que se lhe seguiram, arvoravam por toda a parte a bandeira da revolução com que se pretendia substituir uma democracia de nome por uma democracia de fato, em que as instituições políticas desabrochassem, na sociedade brasileira, como um produto natural de uma estrutura social e econômica, reconstruída em bases verdadeiramente democráticas.

Mas esse inquérito, além de ser um dos mais importantes documentos, na história do movimento de renovação escolar que tomou corpo em várias grandes reformas,(1) Nota do Autor e expressão, clara e definida, no manifesto ao povo e ao governo (1932), tem ainda a vantagem de permitir, pela variedade de opiniões abalizadas que por ele se recolheram, um juízo mais seguro sobre o estado de espírito e as ideias dominantes nesse período pré-revolucionário, no Brasil. As questões educacionais, encaradas, ora sob os seus aspectos sociais, ora de pontos de vista pedagógicos, foram abordadas quase sempre com uma clareza e intrepidez que denunciavam não só a força com que se iniciava o movimento, mas o sentido e as linhas de sua direção. Se em alguns lanços do inquérito talvez se observam hesitações e perplexidades, em face de questões ainda apanhadas pela rama, é certo que em todos os artigos e na maior parte dos depoimentos, ele acusa mais do que um estado de efervescência intelectual, entre os educadores, uma

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