da imprensa e dos poderes públicos. Ora, a cooperação da família e da escola é problema que nunca nos preocupou e que pode ser acolhido com esse sorriso que nos inspiram os devaneios da fantasia... Por outro dado, a educação familiar oferece graves dificuldades, enquanto não for modificado o meio ambiente, pois que ela supõe "uma educação da mulher do povo, que estamos longe de ter realizado a uma cooperação constante do meio familiar que pode de fato passar por utopia no estado atual de nossos costumes".
Mas é justo proclamar que a culpa desses erros não caberá exclusivamente aos poderes públicos de que estamos habituados a esperar, de braços cruzados, todas as providências em favor da coletividade. Ainda não penetrou na mentalidade dos homens públicos e dos cidadãos em geral que à obra de instrução e educação é elemento indispensável a iniciativa privada. Não existe evidentemente entre nós, orientado nessa direção, o espírito de iniciativa privada, largo e fecundo, nem o governo tem procurado como era de seu dever, despertá-lo e desenvolvê-lo por todas as formas. Já nos movimentamos, ricos e pobres, para os empreendimentos de defesa sanitária e de assistência social; não se sabe porém de hábitos de colaboração efetiva nas obras de educação e cultura. No entanto, como escreveu Poinsard, e o têm repetido numerosos autores, "o progresso verdadeiro e durável não pode sair senão das iniciativas particulares esclarecidas e sustentadas em todas as classes e em todas as direções.