Porém, o seu processo de desenvolvimento e a maneira como funciona esse sistema de ideias não podem ser compreendidos através de uma simples enumeração e identificação dos elementos característicos às duas fontes primitivas. O processo de fusão desses elementos foi consideravelmente afetado pelas condições especiais do ambiente físico - a Hileia amazônica, no que diz respeito à adaptação do homem e às técnicas utilizadas para explorar esse ambiente, e, em consequência, a estrutura da sociedade que aí se desenvolveu. Na medida em que a organização socioeconômica dos povoados e cidades se modificou sob o impacto de novas técnicas e novas modalidades de exploração do meio geográfico, essas mudanças se fizeram refletir nas ideias e instituições religiosas e imprimiram-lhes um caráter regional. A religião de um povo, a par de suas motivações psicológicas, mostra em suas instituições, como no processo de sua evolução, a influência de causas de natureza histórica e social.
As instituições religiosas de Itá traduzem os padrões socioculturais característicos do ambiente regional. Organizado na base do pequeno grupo local, o povoado, o sítio ou a "freguesia", o catolicismo do caboclo amazônico é marcado por acentuada devoção aos santos padroeiros da localidade e a um pequeno número de "santos de devoção" identificados à comunidade. O culto e os festivais organizados em honra desses santos são organizados pela freguesia na maior parte das vezes, o dia de festa não coincide com o calendário oficial da Igreja católica, ou o próprio calendário local das outras comunidades dedicadas aos mesmos santos. O culto é dirigido pelas irmandades religiosas, instituições tradicionais que constituem o fulcro da organização local. Seus diretores e "empregados"