Santos e viagens: um estudo da vida religiosa de Itá, Amazonas

através de promessas e orações que propiciam sua boa vontade. Contudo, existem fenômenos que escapam à alçada ou ao poder dos santos, assim a panema, o "assombrado de bicho", o poder maligno do boto. Nestes casos somente o pajé, que dispõe de poderes e conhecimentos especiais, é capaz de intervir com sucesso. Embora as crenças e instituições religiosas católicas e as de origem ameríndia sirvam a objetivos diferentes, elas se completam como partes integrantes de um mesmo sistema religioso. O caboclo das freguesias não as distingue como forças opostas, para ele os santos e os bichos visagentos são entidades de um mesmo universo.

Os elementos ameríndios que integram a religião do caboclo derivam dos povos que habitavam o vale anteriormente à expansão dos portugueses na região. Esses grupos indígenas partilhavam, em sua maioria, de uma mesma tradição cultural, pelo menos no que se referia a aspectos básicos de cultura, a qual foi descrita por Steward(6) Nota do Autor como do "tipo de floresta tropical". As sociedades desse tipo não possuem uma estrutura de classe e estão organizadas primariamente em torno de famílias extensas ou de linhagens. Na religião observa-se a ausência de rituais complexos, sendo relativamente poucas as cerimônias comunais. A pajelança destina-se à cura de doenças e à prática de feitiçaria, serve a fins individuais. Embora essas semelhanças, as sociedades da floresta tropical distinguiam-se umas das outras, por imprimirem maior ou menor ênfase nesses diferentes aspectos culturais. A diversificação é mais acentuada nos elementos que se podem considerar secundários ou acessórios.

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