Santos e viagens: um estudo da vida religiosa de Itá, Amazonas

sobre o meio rural. A antiga forma de catolicismo, que se desenvolvera e estabilizara no período anterior, foi modificada pela influência de cultos afro-brasileiros, do protestantismo e das várias formas de espiritismo. Porém, a própria natureza da indústria da borracha não deu margem à formação de centros urbanos, ao contrário, favoreceu a multiplicação de freguesias, reforçando assim o padrão demográfico tradicional, de pequenos núcleos de população pela extensa região. Em algumas áreas chegou mesmo a suprimir o desenvolvimento da agricultura local de subsistência.

Os nordestinos, que alguns autores, talvez com exagero, calculam em 200 mil entrados na Amazônia, para aí trouxeram uma forte tradição católica praticamente sem influências ameríndias. Esses povoadores terão contribuído para imprimir uma direção mais ortodoxa ao catolicismo local. Por outro lado, sua influência não foi tão acentuada como o número de imigrantes poderia sugerir. Devido ao sistema econômico, a massa de nordestinos disseminou-se pelas pequenas freguesias para coleta de borracha, pelos mesmos métodos usados pelo caboclo. Assim essa influência cultural diluiu-se, restringindo-se a atuação de pequenos grupos ou mesmo de indivíduos sobre uma área extremamente extensa. Os próprios padrões e ideias religiosas que tenham transmitido ao caboclo sofreram necessariamente adaptação às novas condições de vida permitidas pelo ambiente e pela economia da Amazônia.

No período de decadência que se segue, as instituições e crenças religiosas do caboclo permaneceram relativamente estáveis, quando não regrediram à forma mais simples. As irmandades, que se tornaram ricas durante a "alta" da borracha, voltaram à condição anterior de recursos parcos, quando não se desorganizaram pela falta de associados. A população das cidades

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