Santos e viagens: um estudo da vida religiosa de Itá, Amazonas

CAPÍTULO VII

Sumário

Embora seja relativamente pobre o material comparativo para outras comunidades da Amazônia, nosso estudo da religião de Itá permite considerar as seguintes conclusões.

I. A religião cabocla de Itá revela, no seu conteúdo atual como no seu processo de formação, a manifestação local de um fenômeno mais amplo e característico da Amazônia brasileira.

II. Essa religião é basicamente uma forma de catolicismo, cujas instituições principais, assim o culto dos santos, as irmandades religiosas, as "festas de santo", derivam da cultura ibérica peculiar ao século XVI. Essas instituições foram modificadas e condicionadas no seu desenvolvimento regional por fatores especiais que caracterizaram a formação e o desenvolvimento da cultura do caboclo da Amazônia.

III. O culto dos santos - os santos padroeiros e os de devoção das freguesias e centros urbanos - é ponto focal sobre o qual se centraliza a devoção do grupo. Esse culto se exprime principalmente através das "festas de santo" em que participa toda a coletividade. As festas são organizadas pelas irmandades religiosas. Essas irmandades são instituições locais. Nas freguesias e sítios, além de suas funções religiosas, assumem as de organismo social que dá ao grupo uma estrutura básica de coesão. Na comunidade, isto é, a

Santos e viagens: um estudo da vida religiosa de Itá, Amazonas - Página 193 - Thumb Visualização
Formato
Texto