Zona do cacau: introdução ao estudo geográfico

conforme dissemos atrás, as casas exportadoras mantêm, em lugares escolhidos na zona de produção, os seus pontos de comércio, onde os lavradores, no começo da safra, podem postular empréstimos para financiamento das práticas culturais e após a colheita, entregam o produto. Certa cooperativa usa de processo diverso. Os associados devem entregar o produto em sua sede, no porto de Ilhéus, recebendo aí a indenização devida ao custo do transporte. Essa cooperativa não possui agências locais e o sistema parece estar dando resultados, tanto que as congêneres já pensam em adotá-lo.

A atividade dessas agências e representações locais cria duas correntes de deslocamento do produto. A maior parte vai para Ilhéus: é a que se destina à exportação em bagas. Outra parcela, conquanto muito menor, procura a cidade do Salvador, capital do Estado da Bahia, onde vai ser semi-industrializada. Depois é enviada para o exterior, por esse mesmo porto. Apesar de envolver uma pequena parte da produção (cerca de 15 a 20%) esta última corrente é bastante forte, pois de Ilhéus, que é o principal porto exportador de cacau das Américas, costuma seguir para Salvador, em barcos e pequenos navios que fazem cabotagem, razoável quantidade de cacau em bagas, com a destinação industrial. Em 1953, 8.214 toneladas deixaram o porto de Ilhéus com destino ao de Salvador.

A maior parcela do comércio está em mãos das firmas exportadoras. Vem, em seguida, a indústria e depois as cooperativas. O Instituto do Cacau está, praticamente fora do mercado. Houve tempo em que este absorvia grande parte da produção baiana. Durante o regime da portaria 60, todos os agricultores ficaram obrigados a entregar sua safra àquela autarquia. Depois, vitoriosa a pressão das casas exportadoras, aquela portaria foi revogada: o Instituto do Cacau, por sua vez, misturando suas funções específicas com a política partidária, foi-se desorganizando

Zona do cacau: introdução ao estudo geográfico - Página 98 - Thumb Visualização
Formato
Texto