Sincretismo religioso afro-brasileiro

em Pernambuco. Por isso tive de tocar vez por outra em certas particularidades que, à primeira vista, parecem fugir do tema central do trabalho.

Minha preocupação principal foi estudar o mosaico religioso afro-pernambucano, buscando descobrir as influências de procedências várias que nele trabalharam. Procurei o mais possível, com a ajuda das observações de outros pesquisadores e da minha própria experiência, interpretar certos fenômenos que me pareciam denunciar contaminação religiosa. Contaminação que se processou entre as seitas negras, umas com as outras, na própria África, e que continuou no Brasil. Contaminação que se alargou pela influência de religiões não africanas no novo ambiente. Religiões ameríndias, Catolicismo, espiritismo, protestantismo, teosofismo, esoterismo, cartomancia e quiromancia. Principalmente Catolicismo. No sincretismo santológico afro-cristão de Pernambuco, procurei descobrir as influências locais. Num quadro sinótico desse sincretismo, esforcei-me para dar as correspondências entre santos católicos e divindades africanas em Pernambuco. Ampliei o quadro sinótico do Brasil, de Artur Ramos, e adaptei o da América, de Herskovits.

Embora imperfeito, como deve estar, com falhas, deficiências, e talvez até erros, todo o trabalho está inspirado num profundo sentimento de honestidade e representa um esforço bem intencionado.

***

Sincretismo religioso afro-brasileiro - Página 69 - Thumb Visualização
Formato
Texto