INTRODUÇÃO
Desde o aparecimento do livro, hoje considerado clássico, de autoria de Pierre Kropotkin, L'Entr'ainde(1) Nota do Autor, deram-se à luz vários trabalhos direta e indiretamente relacionados com o tema. A obra do autor russo continua a ser, no entanto, a mais completa contribuição ao estudo das formas de comportamento solidário, tanto no reino animal como na sociedade humana. Kropotkin, partindo da ideia de Kessler, exposta num congresso de naturalistas realizado na antiga São Petersburgo, de que ao lado da lei da luta recíproca, artigo de fé para a maioria dos darwinistas, há na natureza a lei da ajuda recíproca, formulou as linhas mestras da teoria, com caráter de lei geral, que vê na ajuda mútua um fator de evolução.
Não cabe aqui discutir até que ponto e em que circunstâncias o apoio mútuo constitui um elemento de progresso, mas apenas destacar o desenvolvimento que aquele escritor deu à tese, fruto de suas cogitações de ordem filosófica, sociológica e biológica, ilustrando-a com u'a massa impressionante de fatos.
Depois de examinar exaustivamente a importância da assistência recíproca nas diferentes classes de animais, inclusive entre os invertebrados, sua sociabilidade,