CAPÍTULO VII
Ajuda Mútua nas Atividades Pecuárias
Em virtude das condições especiais que caracterizam as atividades pecuárias nalgumas zonas, notadamente em certos trechos do Nordeste e mesmo do Leste, onde o gado, em geral, se cria à sôlta, em pastagens naturais comuns ou pertencentes a diversos fazendeiros, é hábito congregarem-se as pessoas para realização de determinados trabalhos, como ocorre na vaquejada, reunião típica de vaqueiros.
Euclydes da Cunha, com a acuidade que lhe era própria, fixou, numa página d'Os Sertões que merece ser relida, o caráter solidário deste costume na zona sertaneja do nordeste baiano, à época da Campanha de Canudos:
"Solidários todos, auxiliam-se incondicionalmente em todas as conjunturas. Se foge algum boi levantadiço, toma a guiada (nome dado ao ferrão alongado; aguilhada), põe pernas no campeão, e ei-lo escanchado no rastro, jogado pelas veredas tiradas a facão. Se não pode levar avante a empresa, pede campo, frase característica daquela cavalaria rústica, aos companheiros mais vizinhos, e lá seguem todos, aos dez, aos vinte, rápidos, ruidosos, amigos - campeando, voando pelos tombadores e esquadrinhando as caatingas até que o bruto,