Mutirão: forma de ajuda mútua no meio rural

desautorizado dê a venta, no termo da corrida, ou tombe, de rijo, mancornado às mãos possantes que se lhe aferram aos chifres.

"Esta solidariedade de esforços evidencia-se melhor na vaquejada, trabalho consistindo essencialmente no reunir, e discriminar depois, os gados de diferentes fazendas circunvizinhas, que por ali vivem em comum, de mistura, em um compáscuo único e enorme, sem cercas e sem valos."

"Realizam-se de junho a julho."

"Escolhido um lugar mais ou menos central, as mais das vezes uma várzea complanada e limpa, o rodeador, congrega-se a vaqueirama das vizinhanças. Concertam nos dispositivos da empresa. Distribuem-se as funções que a cada um caberão na lide. E para logo, irradiantes pela superfície da arena, arremetem com as caatingas que a envolvem os encourados atléticos."

"O quadro tem uma movimentação selvagem e assombrosa de uma corrida de tártaros."

"Desaparecem em minutos os sertanejos, perdendo-se no matagal circundante. O rodeio permanece por algum tempo deserto..."

"De repente estruge ao lado estrídulo tropel de cascos sobre pedras, um estrépito de galhos estalando, um estalar de chifres embatendo; tufa nos ares, em novelos, uma nuvem de pó; rompe, a súbitas, na clareira, embolada, uma ponta de gado; e logo após, sobre o cavalo que estaca esbarrado, o vaqueiro, teso nos estribos..."

"Traz apenas exígua parte do rebanho. Entrega-a aos companheiros que ali ficam, de esteira; e volve a galope desabalado, renovando a pesquisa. Enquanto outros repontam além, mais outros, sucessivamente, por toda a banda, por todo o âmbito do rodeio, que se anima, e tumultua em disparos: bois às marradas ou escarvando o chão, cavalos curveteando, confundidos e

Mutirão: forma de ajuda mútua no meio rural - Página 200 - Thumb Visualização
Formato
Texto