Verifica-se o Juntament, conforme Wagemann, nos seguintes casos:
"1) Para foiçar - Vinte a trinta pessoas juntam-se para esse fim. Cada uma se responsabiliza pelo desbastamento de uma faixa de terreno de dois a três metros de largura. Vão, assim, subindo a encosta, andando paralelamente. Os retardatários são chasqueados, e considera-se vergonhoso atrasar-se. O mutirão tem um efeito educativo evidente, entretanto, conduz facilmente ao trabalho apressado. Por isso, ouve-se dizer em relação a áreas mal foiçadas: "É terreno de ajuntamento" (Juntamentsland). Quando se foiça e, ao mesmo tempo, se limpa o terreno, este trabalho fica a cargo das moças. Não se faz mutirão para a derrubada, em virtude, segundo me informaram, dos perigos ligados a essa atividade.
2) Para limpar os cafezais e para colher café. Reúnem-se homens e moças.
3) Para construir a casa. Só homens concorrem.
4) Quando há doenças em família."
Emílio Willems informa, por sua vez, que as práticas de ajuda mútua são comuns a todas as zonas de colonização alemã, e observa que "as diferenças entre teuto-brasileiros e imigrantes, sobretudo imigrantes vindos nos últimos quarenta anos, mais ou menos, constituem provas convincentes pela existência de formas culturais que aqui se desenvolveram sob a influência do meio físico e social"(3) Nota do Autor. Assim, enquanto velhos colonos se associam para realização de tarefas coletivas com o objetivo