Mutirão: forma de ajuda mútua no meio rural

de melhorar as vias de comunicação, os imigrantes, que jamais conheceram essa preocupação na terra natal, adotam o sistema de confiar nas providências oficiais. Willems assinala que, de modo geral, as práticas solidaristas revestem entre os colonos uma importância e extensão desconhecidas na sociedade de origem, como permite concluir o relato que obteve em São Bonifácio (Vale do Capivari, Santa Catarina), a seguir reproduzido:

"Dos chamados Gemeindearbeiten (trabalhos comunitários), participam, quando se trata da escola, todas as famílias que têm filhos em idade escolar ou menores ainda. A contribuição pode consistir em dinheiro, material e, ainda, em trabalho. Cabe à diretoria da associação escolar organizar os trabalhos e determinar as contribuições de cada um.

"Tratando-se da igreja, a Gemeindearbeiten divide as contribuições de acordo com as religiões. Cada uma dessas tem os seus fabriqueiros, que vão tratar com o padre ou pastor, quando se torna necessário executar quaisquer trabalhos. Em tempos passados o vigário comunicava na igreja o trabalho que se devia realizar, proclamando ao mesmo tempo uma relação de pais de família, designados para a realização do trabalho.

"Nenhum dos escolhidos se negava a fazer o que dele se exigia e caso não se pudesse apresentar pessoalmente mandava um substituto pago por ele.. Hoje os fabriqueiros agem com autonomia bem maior, dando muitas vezes instruções e ordens sem aconselhar-se com o velho vigário; nota-se, porém, por isso mesmo, menos boa vontade no cumprimento das ordens, se bem que a relutância não chegue a gerar oposição aberta. A Kirchlitche Gemeinde-Arbeit consiste na construção e conservação da igreja e da residência do pároco, bem como das cercas que abrangem o terreno. Para o vigário, limpa-se anualmente e prepara-se uma pequena plantação,

Mutirão: forma de ajuda mútua no meio rural - Página 215 - Thumb Visualização
Formato
Texto