CAPÍTULO I
A Questão das Origens
A preocupação de determinar a origem do mutirão levou alguns escritores patrícios que, de modo incidental ou pouco desenvolvido, trataram do assunto, a filiar este velho costume das populações rurais, de maneira exclusiva, à civilização ameríndia ou africana.
J. Figueiredo Filho, num artigo sobre a prática da ajuda mútua entre as populações nordestinas, atribui-lhe origem ameríndia, conforme indica o próprio subtítulo do trabalho(1) Nota do Autor. O adjunto, a seu ver, seria "uma tradição legada pelo índio". E noutro trecho do estudo, procurando excluir a origem africana do costume, argumenta:
"O elemento escravo tinha que se submeter à organização dos senhores. Os seus braços e horas pertenciam a outrem"(2) Nota do Autor.
Outro escritor a quem se devem notícias sobre o adjunto nordestino, Joaquim Alves, embora sem a preocupação de fixar a procedência do hábito, colocou-se no mesmo ponto de vista, ao escrever:
"Os portugueses encontraram no Brasil costumes da vida agrícola que conservaram, adaptando-os às suas atividades