em foco são compostos dialetais do tupi-guarani, usados pelos índios e adotados pela população do país(5) Nota do Autor.
Comentando esse estudo, observa J. V. Freitas Marcondes que todas as corruptelas e sinônimos e termos citados de mutirão, até hoje estudados, significam em última análise isto: "trabalho associado", "unido", "abrir uma clareira", "pescar", "caçar"(6) Nota do Autor.
A área geográfica do vocábulo mutirão e suas variantes dialetais e corruptelas corresponde a grande parte do Brasil, ou seja, todos os Estados da Região Sul, três da Região Leste (Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais), assim como todas as unidades políticas da Região Norte, inclusive, por extensão, a chamada parte amazônica do Maranhão, limitada a leste pelo meridiano de 44°. De sua parte, o adjunto tem como âmbito os da Região Nordeste e, de maneira restrita, dois da Região Leste (Sergipe e Bahia). O uso dessas designações, embora mais frequentes nas áreas indicadas, não exclui o de outras, podendo ser simultâneo ou não em determinada zona.
Na parte deste trabalho em que se descrevem as práticas solidaristas no Brasil, far-se-á referência às denominações que o mutirão recebe em diversas zonas.