Do escambo à escravidão. As relações econômicas de portugueses e índios na colonização do Brasil. 1500-1580

do Peru. Outros neles viram apenas um povo atrasado cuja vida, cujo futuro, eram regulados em conferências industriais e diplomáticas, um ou dois continentes além-mar. E a colonização não foi o único centro de interesse inspirador de muitas construções interpretativas erigidas sobre o encontro dos Europeus com os indígenas. Os filólogos gravaram em variados sistemas europeus de fonética os sons com os quais os indígenas falavam. Em muitas praias deste mundo os antropologistas andaram a medir crânios indígenas, enquanto os arqueologistas, não satisfeitos com os vivos, perseguiram até os indígenas ancestrais nos além-mares do tempo.

Embora os indígenas do Brasil não tenham sido esquecidos, alguns aspectos do seu contato com os europeus receberam mais atenção do que outros. Como os portugueses foram os mais disseminados elementos europeus no leste da América do Sul, os estudiosos brasileiros e portugueses preocuparam-se mais com o encontro dos costumes indígenas com a civilização portuguesa. Os filólogos deixaram-se absorver pelo estudo das mudanças operadas no idioma português quando este se viu forçado a assimilar imprevistos objetos e ideias do novo mundo. Alguns historiadores investigaram a importância do índio na formação de um nacionalismo brasileiro, e outros balancearam e contrabalançaram evanescentes temas de estudo, como, por exemplo, o conceito da divindade entre as diversas tribos. O interesse dos estudiosos, no entanto, concentrou-se nos indígenas brasileiros do ponto de vista dos efeitos biológicos e sociais que sobre eles exerceu a colonização portuguesa. A mistura do vermelho dos indígenas com o branco do português constituiu, por muito tempo, uma interpretação simplista da colonização do Brasil e, evidentemente, da força do caráter brasileiro. Ainda que o interesse por essa interpretação tenha sido hoje igualado, senão superado, por idêntico interesse pelos

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