Do escambo à escravidão. As relações econômicas de portugueses e índios na colonização do Brasil. 1500-1580

NOTA BIBLIOGRÁFICA

Os dados bibliográficos completos, em relação a cada uma das obras publicadas sobre as quais pesquisei ao preparar este estudo, encontram-se ao pé da página em que, ocorrem tais referências.

Uma obra a que me referi frequentemente é HCP – a História da colonização portuguesa do Brasil. Essa grande obra de colaboração contém muitos artigos de considerável extensão, por estudiosos de vários aspectos da história brasileira e portuguesa. Esses artigos, quase todos inspirados pelo espírito nacionalista da comemoração, tratam o assunto de um ponto de vista restrito e raramente esgotam as possibilidades das fontes de material. Em consequência, os artigos foram de menos valia do que as seções de documentos reproduzidos, que acompanha cada um deles. A História, por isto mesmo, é valiosíssima para fácil consulta a bom texto de muitas das fontes aqui mencionadas.

Mencionei, na introdução, certas características da História geral de Vernhagen. Basta acentuar aqui que, a despeito da antiguidade da obra e seu campo limitado principalmente à história política, continua a ser uma das melhores histórias gerais do Brasil. A edição utilizada aqui, anotada e organizada por Capistrano de Abreu e Rodolfo Garcia, oferece correções e acréscimos que desfazem os poucos erros de fato no trabalho de Varnhagen.

O mais recente estudo da história colonial em escala mais ampla é o de Almeida Prado. Essa obra veio-me às mãos depois de ter completado, mas antes de revisto o meu manuscrito.

Do escambo à escravidão. As relações econômicas de portugueses e índios na colonização do Brasil. 1500-1580 - Página 194 - Thumb Visualização
Formato
Texto