iniciasse a carreira defendendo um inimigo do partido e atacando o diploma de um correligionário. (Gavião Peixoto) O cons°. Albino assim relata os fatos a Jacobina, em carta de 20 de Janeiro de 1879:
"João Mendes foi posto para fora da Câmara, que ficou unânime: O Ruy propôs a incompatibilidade do Gavião por causa dos engenhos centrais de Capivari e Porto Feliz e sustentou brilhantemente a sua emenda: eram os mesmos argumentos com que o Martinho Campos sustentara outrora a incompatibilidade dos Deputados conservadores: mas o mesmo Martinho Campos, os Ministros e outros, no total de 59 votaram contra a emenda, que teve a favor de Ruy, os Baianos, e outros no total de 34. Eis a justiça política! Sou amigo do Gavião e não gosto do João Mendes; e o Dep.° era o João Mendes. A votação foi nominal, a requerimento de Ruy. O A Celso, (1)Nota do Prefaciador o L. Barroso (2)Nota do Prefaciador e o V. de Medeiros (3)Nota do Prefaciador que aliás estão em listas pa. senadores, votaram com Ruy; honra lhe seja!
No correr do ano chega da Europa Jacobina. Terminada a sessão parlamentar volta Ruy à Bahia, de onde escreve a seguinte carta: