Mocidade e Exílio (cartas inéditas)

acompanhado as notícias das melhoras progressivas do Totom e do Alberto (1)Nota do Prefaciador. Ela compensa bem o desgosto da ausência, e faz-nos esperar com os olhos no caminho o dia da volta, em que os contamos abraçar já restabelecidos.

Da Prima Chiquinha e de sua casa não lhe poderei dizer novidade, informado como é V. diariamente das mínimas particulariades que dizem respeito aos seus. A Prima tem frequentado regularmente, com as duas meninas, M. Augusta e Dedele, os banhos de mar.

Cota vai muito bem. Com efeito, a saúde volta a olhos vistos, restando-me agora somente pedir a Deus q. não torne a moléstia e que essa melhora se fixe definitivamente.

Da política não há que noticiar. O ministério impagável do Paranaguá, firma de dia em dia mais o seu direito à alcunha de introuvable. Afirmam que se prepara para distribuir pelas províncias os 10% recusados para esse fim, e concedidas pelo parlamt°. para o déficit do orçamento geral. Vai deste modo verificar-se o caso de improbidade pessoal dos ministros, cuja hipótese eu, com assentimento deles, dei por inadmissível. Quanto às reformas, iniciou um sistema digno de privilégio de invenção: confiou-as à comissões, sem ao menos lhes dizer palavra sobre