ou à Guerra civil. Os interesses dos Estados são diferentes dos do Rio. A situação é mais grave do que parece. Estes pronunciamentos já o mostram. Não é exato que haja acordo no Ministério. Não haja ilusões, pelo contrário atualmente a maioria é desfavorável ao plano seu.
Dizem que os seus amigos contam com o Deodoro; não sei até q. ponto podem ter certeza disso: e o Deodoro pode contar com toda a sua gente? Vejo tanta incerteza que receio uma série de desgraças e falo-lhe nisso em cumprimento do dever de amigo dedicado. Estimarei muito que eu me engane e que tudo sejam prosperidades mas creia que não é essa a convicção mais geral. Obedecendo à ma. consciência, sinto desgostá-lo tratando daquilo que talvez não deveria. Deste seu primo e am° . obr°.
J.
Rio 29 de Janeiro de 1890
Jacobina estava bem informado acerca da oposição do Ministério. Duvidou, contudo, demais do prestígio de Deodoro. No dia seguinte estourou o conflito em plena reunião do Governo Provisório. Nas "Atas e atos do Governo Provisório", publicadas por Dunshee de Abranches, pg 79 e segs. está toda a discussão sobre os decretos de Ruy, de que resultou a queda de Demétrio Ribeiro.
No seu Relatório como Ministro da Fazenda, apresentando