Mocidade e Exílio (cartas inéditas)

cada dia, o consolo de uma visita, q. me traga notícias tuas. Aceita, meu anjo o coração de

teu R.

— Que quadro, para mim, o que me pintas do nosso Joãozinho, encantando-te e distraindo-te na tua agonia. Cobre-o de beijos, e fala-lhe sempre de mim.

12 set.

Minha Cota, minha adorada Cota.

Espero que Deus me proteja, até a execução completa da combinação que já conheces e que o portador te acabará de comunicar. Imagina como não vai despedaçado o meu coração. Não me queixo da Providência; mas, se alguma coisa me pode mitigar um pouco esta agonia, é o pensar que não me vejo nesta situação por haver praticado mal, mas por ter querido o bem de meus semelhantes, defendendo os aflitos, os perseguidos, os desamparados. Politicamente, meu anjo, tenho feito o meu testamento. Não há mais seduções que me façam voltar a essa vida. Ela só é possível p. os homens de alma livre, nos países livres. Nós caímos na maldição do militarismo, e não sei quando sairemos dele.

Se conseguir partir, voltarei logo ao primeiro telegrama, que me anuncie ser possível fazê-lo sem perigo. Se, porém, esta situação se demorar mais uma semana, desejo que partas também,