Mocidade e Exílio (cartas inéditas)

Ainda não tenho certeza sobre o dia em que devo partir para aí. Isto depende do meu ato, cuja época não está ainda também determinada. Espero, porém, estar na Corte até o meado de Novembro.

Adeus, meu primo. Recomende-me muito à Prima Izabel e a todos os seus.

Disponha sempre em tudo o que lhe parecer do seu

primo am°. e cr°. obr°.

RUY

Ruy passou as férias deste ano na Bahia, porque sua irmã, em carta sem data, mas que pode ser fixada em princípios de 1869, diz à sua prima Francisca: "A prima tem razão de dizer que a nossa maior felicidade é estarmos rodeados dos nossos parentes, eu estou bem satisfeita agora que meu irmão chegou e a nossa família está portanto toda reunida, mas a minha alegria não pode ser completa, a pessoa que mais bem eu queria, que era minha mãe, só a vejo em sonhos, enquanto V. tem a felicidade de estar com a sua, e vê-la todas as horas que quer". "Todos nós estamos bons".

Nesta mesma carta noticia que o pai estava "arranjando uma olaria". De fato, tentando, por algum modo, obter maiores recursos para sua família, João Barbosa entregou-se a esta indústria onde havia de fracassar, faltando-lhe como lhe faltavam as qualidades e principalmente os defeitos próprios do comerciante.