Sim, Snr - já sabia que mais um neto lhe dera Xiquinha — o marido fez-me o favor de escrever — uma coisa raríssima nele: e por sinal que ainda lhe não respondi.
Aceito o seu abraço de satisfação pelo restabelecimento de meu querido Ruy. Conheço sua alma, sei como é bom com todos, e muito conosco. Dei-lhe o seu recado que ele agradece também muito.
Com efeito, devo ao Ruy muitos dias de vida, pelo quase orgulho que me vem de seu procedimento, e do seu bonito talento, que é tão incontestado, que V. não me levará a mal reconhecê-lo. — Em 23 anos poucos o igualam; porque, muito aplicado, e com os dotes intelectuais que tem, meu filho propõe-se a escritor notável e a Orador de 1ª ordem. Agora mesmo num meeting, que houve no Teatro, sobre a eleição direta, ele, falando aqui em público pela 4a vez, foi aplaudido de um modo que me comoveu. O Dantas e outros dizem-me que o Ruy é superior a José Bonifacio, e sustentam que certamente hoje não se fala melhor do que ele. Severo na dicção, que sempre o fiz cultivar, muito dialético, já com algum cabedal, boa voz e imaginação bastante, com mais ano e o amor ao estudo que sempre o caracterizou, ele será de algum nome, se Deus quiser e a saúde, que hoje tem, lhe não faltar. Não será milagre, pelas simpatias