sui generis, e alcançando a margem do profundo talhado ou canhão, para onde as águas se precipitam em rolos de espuma alvíssima, em esplêndido contraste com as rochas negras do granito, o bramir do colosso torna-se então formidável, ensurdecedor. É preciso falar por acenos porque mesmo gritando aos ouvidos do companheiro ele não os entende.
O espetáculo é, deveras, indescritível, tão vário, tão grande, tão estupendo ele se nos oferece, através dos mais belos efeitos de luz e coroado com o diadema fantástico, fugidio do Iris, tantas vezes apagado quantas renovado no embate da luz oblíqua e dos vapores ascendentes, que não me sinto com forças para pintá-lo".
Para complemento valioso do São Francisco ali está, na Gruta ou Lapa do Bom Jesus, a mais piedosa e característica criação que o gênio profundamente religioso do sertanejo mantém indestrutível através de séculos.
Data de 1695, e seu descobridor-instituidor foi Francisco de Mendonça Mar, depois Francisco da Soledade, do hábito de São Pedro, que em 1717 pediu ao Rei a concessão de terras, a imitação dos "passais" para remediar as necessidades dos passageiros e romeiros, e acudir nas viagens daquele sertão nos sacerdotes que fossem admitidos à sua companhia.