da serra das Esmeraldas à barra do Santo Antonio; esta deve ser de 30 a 40 léguas.
É a unica discordância que encontro entre o roteiro de Tourinho e o trajeto que indiquei, uma zona que em grande parte eu próprio conheço.
Não sei se alguém já terá indicado esse ou algum outro trajeto para Fernandes Tourinho, eu, porém, estou convencido de que a jazida de esmeraldas que atualmente se explora a 2 quilômetros da povoação das Esmeraldas, é a mesma em que Tourinho colheu a esmeralda perfeita.
Como descobridor de esmeralda o único que merece elogios é este intrépido explorador, pois que os outros nada adiantaram."
A entrada de Tourinho deu-se por Porto Seguro — mesmo ponto de partida da expedição de 1553 — e por duas vezes andou ele em terras de Minas, a primeira pelo rio Jequitinhonha, a segunda pelo rio Doce, esta de completo êxito como vimos, que lhe deu a glória de descobridor, e podemos facilmente verificar em Gabriel Soares.
Da Bahia vem, pois, esta expedição profícua nos seus resultados, útil no conhecimento das bacias do Jequitinhonha e Doce, norte e nordeste mineiro, e das riquezas minerais aí vultosas, como