Bandeiras e sertanistas baianos

Rio Verde Grande, onde existe uma Capela de Nossa Senhora da Conceição e São José, e que dista desta cidade para cima de 200 léguas pouco mais ou menos, estrada que já se acha aberta por diversas partes e povoada de muitas fazendas de gados por onde passam as boiadas d'aqueles sertões, que vem dar à Comarca da Jacobina e daí ao recôncavo desta cidade ou seja pelos sertões dos Maracazes ou pelos do Peroaçu que vem ter Vila da Cachoeira, ficando portanto desnecessária providência alguma nesse respeito." (Vol. IV do Invent. dos Doc. do Arq. de Mar. e Ult. pág. 250).

Em outubro de 1804 João da Silva Santos faz memorável viagem pelo Jequitinhonha e Araçuaí e dela deixa importante roteiro (Doc. n.° 27.114 pág. 248 do vol. 5.° do Inv. do Arq. de Mar. e Ult.).

Para fecho, e completando o que aí vai escrito sobre estradas, transcrevo o que em 1916 trouxe a Monografia de Montes Claros por nós escrita:

"Na sessão de 11 de julho de 1837, novamente tratando-se de estradas, declarou o presidente da Câmara estarem concluídas as que se dirigem para a Bahia pela Vila do Rio Pardo, bifurcando-se dali uma para Caitité e outra para Conquista; uma outra, pouco cultivada, paralela à primeira, e indo a Caitité por Tremedal; uma