Bandeiras e sertanistas baianos

de distância 2 e 1/2 e daqui descendo a serra a oeste até o brejo dos Catulés do Capitão-mor Francisco de Souza, aonde tem seu engenho, há de estrada duas léguas, e de distância uma légua e 1/2 e da casa ao pé da Serra grande há 1/2 légua de estrada, e por detrás dela fica o sítio de Santa Bárbara, bom cam.° todo entre catingas na beira de um córrego seco que só no tempo das águas tem água, e na Serra se acha quase sempre.

Do Engenho dito ao sítio das queimadas de Henrique Per.a há por estrada três léguas e de distãncia 2 e 1/2, cam.° fragoso à beira da serra e de subida e descidas com pedregulhos &.

Do dito sítio à fazenda do pé da Serra, que é de Antonio de Souza, há por estrada quatro léguas e por distância 3 e 1/2 caminho menos fragoso, mas ruim até o Boqueirão da Serra que vai o cam.° para Santa Bárbara &. Cria gado vacum e cavalar esta fazenda.

Da Fazenda do pé da Serra ao quebra-focinhos, retiro da Fazenda do pé da Serra, há de estrada cinco léguas, e de distância quatro, bom caminho entre catingas, mas por uma vereda que principia de um curral que está em meio do cam.° &.

Do quebra-focinhos à encruzilhada que vai para a fazenda dos Morrinhos, que cria gado vacum, e é de Antonio de Souza, há de distância uma légua e 3/4, e desta para leste fica outra fazenda a que chamam as varjas e é do dito Antonio de