irmãos de Antonio Gonçalves, foram ali, como ele, grandes proprietários de currais de gado e criação cavalar, datando de 12 de abril de 1707 as sesmarias que os tornaram ricos, opulentos senhores de terras e criadores, como a guerra ao bugre, no fim do século anterior, produzira 700 escravos ao companheiro de Mathias Cardoso, dando azo a colonizar as terras que, por suas armas, adquirira no Rio Pardo e Rio Verde.
Antonio Gonçalves, em sua fazenda Brejo Grande, levantou o primeiro engenho de açúcar que se viu naquelas paragens e abriu, pela ribeira do Jequitaí, a estrada do São Francisco; mais tarde a de Pitangui, a fim de conduzir seus gados e gêneros de lavoura para os centros de comércio. Tudo isso ainda era a influência do São Francisco e diz com a sua história.
Expansão colonizadora
No século XVII tivemos a sua conquista e começo de colonização, a repressão ao bugre e a abertura de novas fazendas.
O povoamento do Piauí por muitos currais resultou do movimento expansionista dos colonos da margem franciscana, penetrando eles até Pastos Bons, no Maranhão. Também não foi estranho ao fazendeiro de gado do São Francisco o povoamento do Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba.