de bexiguentos e aí eram medicados e morriam"!
E as epidemias, mais ou menos mortíferas, foram se sucedendo — aqui, ali, acolá, por todo o Brasil, em explosões intermitentes. renovando e exacerbando focos endêmicos constantes e continuados.
Mas, afinal, a golpes ininterruptos de vacinação jenneriana, a Varíola foi, pouco a pouco, se extinguindo e, se hoje nós ainda a possuímos, ela vive entre nós, enlanguecida e peiada pelas medidas defensivas e agressivas de profilaxia, de modo a não recearmos mais o ressurgimento daquelas formidáveis hecatombes, de um passado que cada vez mais longe vai ficando.
A Varíola, que nos fez pagar tão pesado tributo de vidas e de sofrimentos, não serviu, de modo algum, para preservar-nos do Alastrim.
Isto significa de um modo muito sugestivo e convincente que Alastrim não é, absolutamente, Varíola. Poderá ser um parente muito proximo desta; mas, como muitos parentes que nós possuímos, não fazem liga entre eles, nem lhes cedem ou lhes emprestam, as boas qualidades que, porventura, possuam.
Apenas lhes concederão, por atavismo ou por outra qualquer contingência biológica, os seus defeitos e as suas ruindades.